O presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, além do diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, participaram nesta segunda-feira, 13 de julho, de uma reunião virtual da Comissão Externa Coronavírus do Congresso Nacional com a coordenação da relatora deputada federal, Carmen Zanotto. Participaram também representantes de várias entidades médicas, CONASS, CONASEMS, secretário da Saúde de SC, Fiocruz, FECAM, deputados estaduais e federais além de senadores da república. O ministro da Saúde interino, Eduardo Pazuello, que abriu os trabalhos da reunião, destacou: “Santa Catarina é um estado que está focado na missão neste momento que a doença avança nos estados do centro-sul. Estamos agilizando atendimento precoce na triagem, diagnóstico clínico médico, cabe nós gestores que os recursos financeiros, equipamentos e medicamentos cheguem ao estado. Estamos muito atentos com SC, vamos atingir o mais importante nível de cumplicidade no momento do combate, essa é nossa luta diária”.

O secretário estado da Saúde de SC, André Motta Ribeiro, apresentou os números preocupantes no estado, a taxa de ocupação chegou a 90% em algumas regiões. Dos 1.370 leitos de UTIs, 700 são leitos convencionais e 370 ocupados por casos de COVID-19. Há no momento 300 leitos disponíveis. O secretário destacou que a principal dificuldade no momento é abastecer a rede com medicamentos, André Motta Ribeiro afirmou que parte dos estoques próprios do estado estão sendo direcionados para outros hospitais que atendem SUS em Santa Catarina.

O representante do ministério da Saúde, secretário de Atenção Especial, cel. Franco Duarte, destacou o esforço que está sendo feito para abastecer os hospitais, comunicou que foi requisitado 100% do excedente de medicamentos da indústria nacional.  Anunciou também que está sendo feito um acordo binacional entre o Brasil e do Uruguai, para importar medicamentos para que possa atender os estados de SC e Rio Grande do Sul. O secretário também anunciou que 250 monitores serão enviados ao estado, além de mil bombas de infusão para UTIs.

O presidente da FEHOSC, Hilário Dalmann, demonstrou a preocupação dos hospitais filantrópicos pela falta de medicamentos, principalmente os anestésicos, “precisamos de ajuda, estamos abrindo leitos, mas não temos medicação para entubar os pacientes”.

A deputada federal Carmen Zanotto, destacou a importância dos debates da comissão externa da Câmara Federal, que vem tratando o tema da falta de medicamentos com prioridade. A deputada também anunciou que novos leitos de UTI devem ser habilitados no estado, 55 leitos até a próxima semana. Os parlamentares também cobraram agilidade do governo do estado para que sejam liberados recursos da Lei que destina auxílio financeiro às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que participam de forma complementar do SUS. Em Santa Catarina 140 hospitais foram beneficiados, os recursos divulgados nas duas portarias garantem a aplicação de mais de R$ 117 milhões de reais.