Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira, 02 de setembro, com a participação de representantes da FEHOESC, gestores hospitalares, COSEMS e Secretaria de estado da Saúde, onde foi detalhada a proposta de parceria que irá beneficiar os profissionais catarinenses.

A parceria firmada entre a secretaria de estado da Saúde de SC, com o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo tem como objetivo dar todo suporte aos profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19. O HCor é um hospital de excelência, que vem desenvolvendo ao longo dos anos projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltadas ao fortalecimento e qualificação do SUS no país. A iniciativa é viabilizada por meio de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

A partir do dia 14 de setembro os profissionais do HCor estarão realizando visitas técnicas nos hospitais que aderirem a proposta em Santa Catarina. As visitas serão realizadas por região de Saúde, além dos hospitais, as atividades também serão desenvolvidas nas Unidades de Pronto Atendimento que atendem pessoas com suspeita ou confirmadas de COVID 19. Serão diagnosticados os fluxos dos pacientes da admissão a alta, medidas de isolamento, prevenção de infecção, capacitação da equipe em relação ao suporte ventilatório, implantação de protocolos assistenciais e capacitação referente aos cuidados em terapia intensiva.

As unidades de Saúde que participarão do projeto terão acesso às informações do HCor através de vários canais de comunicação, por telefone através do 0800-1161291, a Tele-UTI para visitas virtuais, Telinterconsultas para médicos e Teleorientação para enfermagem e demais profissionais da Saúde. Para o diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, “é de extrema importância a participação de todos os hospitais da rede em SC, não só os de referência para Covid-19, pois o objetivo é atender bem a todos os pacientes, é o momento de consolidarmos este trabalho ao longos dos últimos meses, reforçando os laços de parceria, somando conhecimento”. A secretaria do estado da Saúde também reforçou a importância da parceria para o fortalecimento da UTIs na pós-pandemia, para melhorar a capacidade da rede, ampliando os atendimentos.

Os hospitais têm prazo até amanhã para aderirem à iniciativa de forma voluntária.