A Federação dos Hospitais de Santa Catarina (FEHOESC) comemora decisão do ministério da Saúde em manter os leitos UTI COVID-19 no estado, mesmo sem ocupação mínima de 50%. Esta era uma preocupação, que foi apresentada pela entidade ao secretário de estado da Saúde na última terça-feira, 6 de outubro, durante reunião presencial em Florianópolis. A informação da garantia da manutenção dos leitos foi dada pelo próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em audiência com o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, na última quarta-feira, 7, em Brasília. Além disso, o ministério da Saúde, atendendo a solicitação de Santa Catarina, publicou na data de ontem, a Portaria 2.736 habilitando 124 leitos de UTI Adulto. O valor do repasse ultrapassa os 17 milhões e oitocentos mil reais. Em Santa Catarina serão habilitados leitos em 10 hospitais.

O secretário de estado da Saúde afirmou ainda que os leitos Covid-19, também serão ocupados para atendimento aos pacientes que estão na fila por cirurgias eletivas, que deixaram de ser realizadas durante a pandemia.

O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, elogiou a agilidade dos governos em dar uma resposta rápida para a rede privada e filantrópica em Santa Catarina, responsável por 68% dos leitos UTI Covid-19 no estado. “Os hospitais desta forma mantém as equipes de prontidão, para atender a todos os catarinenses, apesar da baixa ocupação em algumas regiões de Santa Catarina”.