Através de uma videoconferência, com apoio da FEHOESC, os hospitais receberam informações sobre a prorrogação dos contratos.

A videoconferência realizada nesta segunda-feira, 14 de dezembro, contou com a participação de cerca de 50 hospitais privados e filantrópicos que atendem SUS em Santa Catarina, além do presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, do diretor executivo, Braz Vieira, do secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro e o sub chefe da Casa Civil, Juliano Batalha Chiodelli. A FEHOESC lançou uma circular ainda na quinta-feira passada, recomendando a assinatura do termo aditivo até o próximo dia 20 de dezembro. Para o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, “A assinatura dos contratos é de suma importância, pois nossos hospitais não estão perdendo nada, quem muda Tabela de Valores é o ministério da Saúde, a instituição que não assinar poderá perder a filantropia, o que foi prometido pela secretaria de estado da Saúde está sendo cumprido”. Giovani Nascimento também lembrou que o governo já anunciou que irá pagar o teto da Política Hospitalar Catarinense (PHC) até outubro de 2021, e se comprometeu em pagar os leitos UTI COVID mesmo sem a habilitação do ministério da Saúde, além de prorrogar até junho de 2021 os prazos para prestação de contas dos contratos de repasses das Portarias 1.393 e 1.448, para ações de combate à Covid. Nascimento destacou também, que “A FEHOESC tem tido um bom diálogo com o governo, queremos continuar essa parceria pelo bem da saúde dos catarinenses”.

O secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, reafirmou os esforços realizados pelo COES, em parceria com várias entidades, inclusive com a FEHOESC, há mais de 290 dias, “estamos trabalhando arduamente para trazer segurança para a sociedade catarinense, construímos uma rede de segurança”, afirmou. O secretário afirmou ser de extrema importância os hospitais assinarem os termos aditivos, “A assinatura garante a continuidade da filantropia, e o pagamento do teto da Política Hospitalar Catarinense, isso garantirá uma rede muito forte compactuada com todos os hospitais, temos poucos dias úteis, sugerimos a assinatura o mais breve possível, precisamos nos despir de dificuldades, juntar esforços para não perdermos a batalha para o coronavírus, estamos aqui para garantir segurança aos usuários”, afirmou.

O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira também destacou a importância que o governo do estado está dando ao tema, “para nós é um motivo de esperança, para mantermos relações fortes, contribuindo para o fortalecimento dos hospitais”. O secretário adjunto da Casa Civil, reafirmou que a Saúde é um dos pilares da gestão, “é política de estado, sem essa união não iremos a lugar nenhum, Santa Catarina precisa manter o status de cuidar bem das pessoas, nossas portas sempre estarão abertas para a rede”, pontuou Chiodelli.

Os técnicos da secretaria de estado da Saúde, tiraram todas as dúvidas dos hospitais, como por exemplo sobre os aditivos de realocação do incentivo do Integrasus, que já estavam nos contratos e foram realocados no quadro financeiro, conforme Portaria de Consolidação, o valor de contrato não será alterado. Os técnicos da secretaria se colocaram à disposição dos hospitais, caso tenham necessidade de outras informações. O governo também assumiu o compromisso de revisar questões pontuais da PHC, a partir do início de 2021.