O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, e o diretor executivo, Braz Vieira, representaram a Federação dos Hospitais de SC, na reunião virtual da Comissão de Saúde da ALESC, realizada nesta terça-feira, 30 de março, que tratou temas de enfrentamento à COVID-19 em Santa Catarina. Participaram também representantes de várias outras entidades, além do secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, órgãos de controle, da área empresarial, industrial, parlamentares estaduais e federais e representantes do Ministério Público. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, deputado estadual, Neodi Saretta.

O secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, inicialmente destacou várias ações que estão sendo adotadas pelo estado para garantir o atendimento da população atingida pela COVID-19. Uma das preocupações da Comissão de Saúde é com relação ao desabastecimento de medicações utilizadas nos pacientes que estão sob ventilação mecânica, especialmente sedativos e bloqueadores neuromusculares. Sobre este tema o secretário destacou que o governo está ajudando a rede hospitalar tanto própria, quanto privada, filantrópica e federal, com o custeio além da distribuição de medicamentos. Segundo o secretário não há falta de medicação em SC, os estoques estão abastecidos. O secretário pontuou que o esforço também foi concentrado para ampliação de leitos ativos na rede hospitalar, a capacidade foi ampliada em 200%. Segundo André Motta Ribeiro, todos os pacientes estão sendo atendidos apesar da alta procura. Ribeiro também frisou o empenho do governo em garantir recursos para a rede como a garantia do pagamento do teto máximo da política hospitalar catarinense, permitindo desta forma a aplicação de recursos na aquisição de insumos, medicamentos, contratação de pessoal, por exemplo. O montante chega a 1,5 bilhão de reais, parte dos recursos também repassados pelo governo federal. O secretário pontuou ainda que o estado também está garantindo o custeio de leitos de UTIs sem habilitação junto ao ministério da Saúde, além de serem pagas as emendas parlamentares de 2020, de cerca de 200 milhões de reais. Motta Ribeiro anunciou que ainda hoje o estado lançará um Plano de Contingência que apresentará estratégias alternativas preventivas dos gestores para enfrentamento à pandemia.

Sobre o questionamento da Comissão de Saúde, com relação ao planejamento e cronograma para compra de vacinas, o secretário afirmou que o ministério da Saúde tem um calendário robusto e está honrando o compromisso de envio de doses, Santa Catarina já recebeu 1 milhão de doses, mas é preciso acelerar a aplicação. O secretário tem como meta vacinar entre 45 a 50 mil doses por dia. Hoje a média é de 30 mil. A deputada federal Carmen Zanotto, que é relatora da Comissão externa de enfrentamento à COVID-19, que também participou da reunião, destacou as ações que o Congresso Nacional está adotando para garantir medicamentos, leitos de UTI, equipamentos além das vacinas.

O presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina, Giovani Nascimento, destacou na reunião que a FEHOESC, que congrega mais de 200 hospitais filiados, está participando de todas as decisões de combate à pandemia desde março de 2020, como representante juntamente ao COES e que todas as esferas tem feito sua parte: hospitais, governos, Ministério Público, e demais entidades, mas é preciso destacar que “a população insiste em não entender que estamos num período de exceção há mais de um ano”. Segundo Nascimento, os esforços de ampliação da vacinação, diminuição da circulação, abertura de novos leitos, estão sendo insuficientes pela falta de conscientização da população. “Enquanto não acelerarmos a vacina, precisamos alertar a população para a gravidade que estamos vivendo, com a perda de milhares de vidas”. Giovani Nascimento também colocou a FEHOESC, à disposição de todos os entes para que seja construído algo efetivo, através da união de esforços.