Em artigo publicado na revista científica americana ‘Infectious Diseases and Therapy’, pesquisadores relataram, após analisar pacientes com Covid-19, que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade decorrentes do vírus.

O estudo foi realizado em um grupo de 500 pessoas, com idades entre 18 e 70 anos, que passaram por internação em um hospital de Madrid, capital da Espanha. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: sedentários e ativos. Ou seja, os que não praticavam qualquer tipo de atividade física e aqueles que tinham o hábito de se manter em movimento por pelo menos 30 minutos, 2x na semana.

Entre os resultados, foi constatado que a prática regular de atividade física aumenta em até 8x a chance de sobrevivência na internação, se comparado ao grupo sedentário. A taxa de mortalidade registrada foi de 1,8% para os ativos, enquanto que para os paradões ficou em 13,8%. Além disso, também foi identificado que o grupo sedentário teve mais insuficiência respiratória e inflamação sistêmica que o grupo ativo.

O professor e influenciador técnico da Fit Sul, franqueada da Smart Fit em Santa Catarina, Walter Oliveira, explica que a prática de atividade física ajuda o organismo a produzir agentes anti-inflamatórios, que vão atuar justamente no reforço da defesa do corpo. “Temos um tratamento precoce realmente comprovado cientificamente, que ajuda de fato a controlar fatores de riscos relacionados à mortalidade, como diabetes, hipertensão e obesidade. Daí a importância de se manter em movimento”, reforça.

Confira 4 exercícios, com duração de 20 a 25 minutos, para sair do sedentarismo e melhorar a imunidade:

Sentar/levantar – Como o próprio nome já diz, sentar e levantar é um movimento natural, porém com algumas observações: coloque seu peso sobre o meio do pé e calcanhar; assim que encostar o glúteo (bumbum) no banco, logo fique em pé pois não é para relaxar; e mantenha o tronco alinhado, sempre olhando para frente durante a execução.

Prancha tocando os ombros – Esse exercício consiste em tocar os ombros de forma alternada na posição de flexão de braço. Para ficar mais fácil o movimento, você pode realizar o exercício com os joelhos no chão.

Abdominal curto – Deitado (a) de peito para cima, faça movimentos mais curtos, inspirando na descida e soltando o ar na subida do tronco.

Corrida estacionária – Consiste basicamente em simular o movimento de um trote. O segredo desse exercício é encostar a ponta do pé no solo o mais rápido possível, amortecendo o impacto.

Faça de 20 a 30 segundos de cada movimento, com descanso de 15 a 30 segundos entre um exercício e outro. Lembre de sempre contrair o abdômen durante o exercício e repita os movimentos até chegar no tempo proposto ( 20 a 25 min).

E para os que não abrem mão de malhar com o acompanhamento de profissionais e em segurança, as unidades da Fit Sul, franqueada da Smart Fit em Santa Catarina, reforçaram seu protocolo. Além das aulas serem agendadas, a cada troca de turma entra em campo o time da limpeza para a higienização de todos os equipamentos e em alguns momentos do dia os espaços são fechados por 30 min para nebulização com o mesmo protocolo utilizado em hospitais. Com isso, em mais de 40 semanas de testes e acompanhamento de sintomas de todo o time da academia não foi registrado nenhum foco ou surto de Covid-19.

SEGS