A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina, representada pelo presidente Giovani Nascimento e pelo diretor executivo da entidade, Braz Vieira, participaram nesta terça-feira, 27 de abril, do Webinar: “Pauta Política e Saúde: Perspectivas para 2021, promovido pela Confederação Nacional de Saúde, ao qual a FEHOESC é filiada. Na abertura do evento, o presidente da CNS, Breno Monteiro, destacou os temas de interesse do setor que estão em andamento no Congresso Nacional como a Reforma Tributária que voltará à pauta, além do projeto de lei de que prevê a recuperação financeira das entidades de Saúde, bem como o que prevê a redução da carga horária da enfermagem e novo piso salarial da categoria.

O deputado federal e vice-presidente da CNSaúde, Pedro Westphalen, falou sobre os temas em debate no parlamento e a conjuntura política nacional. Um dos assuntos de maior preocupação na fala do deputado, é a ameaça do reajuste de piso salarial da enfermagem e redução da carga horária para 30 horas. “Não há como suportar essa nova realidade, isso inviabilizará as instituições, bem como os municípios em todo país, precisamos realizar uma grande articulação para que não seja pautado”, destacou Westphalen. O parlamentar alerta que o principal dano se o projeto passar, será o fechamento de várias instituições hospitalares no país, além do grande número de desempregados. O vice-presidente da CNSaúde, também falou sobre os resultados do encontro de representantes de várias entidades da Saúde com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, onde uma das pautas encaminhadas recebeu atenção especial: a solicitação para a implantação do Sistema S, uma reivindicação antiga do setor. O parlamentar também falou sobre a expectativa com a abertura dos trabalhos da CPI da Covid. Pedro Westphalen disse que o momento é ruim para instalação de uma CPI, “a gente sabe como começa e não sabe como termina, isso irá tumultuar o processo”, afirmou.

O ambiente político regulatório e o setor de Saúde, também foi abordado pela coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais da CNSaúde, Raquel Rocha, durante o webinar.