O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina, Giovani Nascimento, acompanhado pelo diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, cumpriram agenda nesta quinta-feira, 20 de maio, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A visita teve como objetivo detalhar a atuação da entidade em SC, que representa mais de 6.700 estabelecimentos, entre hospitais privados e filantrópicos, clínicas, laboratórios de análises clínicas e serviços de Saúde. Esta rede é responsável por mais de 70% dos atendimentos SUS no estado.

O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, destacou aos parlamentares a importância da construção de uma parceria com o parlamento, para o encaminhamento das principais reivindicações do setor. Um dos temas prioritários é a revisão da Política Hospitalar Catarinense. Nascimento destacou a necessidade de se fazer alguns ajustes, como por exemplo incluir na Política os pequenos hospitais, que prestam um serviço fundamental e necessitam de suporte financeiro para manter as portas abertas. O primeiro vice-presidente da ALESC, deputado estadual Nilso Berlanda, colocou o parlamento à disposição da FEHOESC, e convidou a entidade para apresentar as demandas durante sessão no parlamento em data ainda a ser definida.

Outro deputado que recebeu os representantes da FEHOESC, foi o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, deputado estadual José Milton Scheffer, que reafirmou o comprometimento com as causas da Saúde, em especial à rede hospitalar, que ainda sente os reflexos no enfrentamento da pandemia. Para o presidente Giovani Nascimento, a intenção é ampliar ainda mais esta parceria com o parlamento, como já acontece com o governo do estado.

O diretor executivo da Federação, Braz Vieira, passará a acompanhar os temas de interesse do segmento diretamente na ALESC, com participações em debates e em comissões setoriais.