A Federação dos Hospitais de Santa Catarina (FEHOESC), participou nesta sexta-feira, 9 de julho, juntamente com a AHESC e FEHOSC, de uma reunião por videoconferência com gestores hospitalares para tratar sobre o empréstimo de medicamentos do Kit Covid, por parte da secretaria de estado da Saúde aos hospitais, durante o pico de casos de internações em enfermarias e UTI Covid. A secretaria está solicitando a devolução dos medicamentos ou outra forma de compensação. O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, representando o presidente Giovani Nascimento, destacou na reunião, que ao todo 55 hospitais filantrópicos receberam medicamentos por parte do governo do estado. Por questões legais, a secretaria de estado da Saúde precisa ter esta questão regularizada até o final de 2021.
Segundo o diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, já está em estudo na Assembleia Legislativa, através do gabinete do deputado estadual, Nilso Berlanda, um projeto de Lei que regularize o repasse feito de medicamentos por parte do estado aos hospitais, como doação. Os gestores afirmaram que esta seria a forma mais viável, já que os custos dos hospitais aumentaram consideravelmente, e a devolução ou acerto de contas poderá dificultar ainda mais a sustentabilidade das organizações.
Este encaminhamento será levado ao governo do estado para que o prazo para esta regularização seja estendido, até o encaminhamento final do projeto de Lei na ALESC.


