O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, cumpriu agenda nesta terça e quarta-feira, em Brasília, para uma série de reuniões e encontros com parlamentares catarinenses. Em pauta, o pedido por mais recursos aos hospitais privados e filantrópicos, que atendem SUS em Santa Catarina, para reduzir o impacto financeiro nas instituições, em função da pandemia de coronavírus.

Ao todo foram visitados os gabinetes de 15 deputados federais e dos 3 senadores. A bancada catarinense, através do Fórum parlamentar, se mostrou sensível aos pleitos e há a possibilidade de indicação de emendas de bancada para atender os filantrópicos.

Ainda na agenda em Brasília, o diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira,  juntamente como diretor executivo da CNSaúde, Bruno Sobral e do diretor adjunto do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, Pedro Pelisser, participaram da reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, sob a presidência do deputado federal Antonio Brito, tendo como vice-presidente a deputada federal Carmen Zanotto.

Durante a reunião foi amplamente debatida a possibilidade de liberação de um auxílio financeiro emergencial aos hospitais filantrópicos. Outro tema relevante foi sobre as indicações de emendas aos hospitais, cujo repasse é feito através do fundo estadual ou através das secretarias estaduais e municipais de Saúde. Para acelerar os processos, foi cogitada a apresentação de uma proposta de alteração da legislação para que os recursos de emendas parlamentares sejam destinados diretamente aos hospitais, sem intermediários. Para o diretor executivo da Federação dos Hospitais de Santa Catarina, a presença em Brasília foi de extrema importância para estreitar o relacionamento com a bancada federal, assegurando mais recursos aos hospitais, “fomos muito bem recebidos por todos os parlamentares, estamos confiantes com o comprometimento dos mesmos às causas da Saúde, só através da união de esforços poderemos ofertar mais serviços à população catarinense”, destaca Braz Vieira.