Os debates acontecem de forma virtual, mais de 800 inscrições foram confirmadas.

A abertura da 41ª edição do Encontro Catarinense de Hospitais (ECH) e I Congresso SC de Gestão em Saúde, reuniu de forma virtual, autoridades da Saúde, gestores de hospitais, clínicas, laboratórios, além de profissionais e estudantes da área. O tema deste ano aborda: “Inovação, Relacionamento e Multidisciplinaridade”. A transmissão dos debates e palestras acontece no canal do YouTube do Santé SC.

A organização do evento é do Instituto Santé e conta com o patrocínio da FEHOESC. Durante a abertura, o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de SC, Giovani Nascimento, destacou a importância da realização do evento de forma virtual, no momento em que o setor ainda enfrenta os reflexos da pandemia do coronavírus. Nascimento frisou a importância do segmento privado e filantrópico, que em Santa Catarina é responsável por 70% dos atendimentos SUS no estado. E anunciou o novo momento que está por vir, que é a retomada segura e eficiente da agenda dos procedimentos eletivos, “a sociedade catarinense anseia por respostas de saúde eficazes e rápidas”, destaca. Durante sua fala o presidente da FEHOESC anunciou a criação do departamento de Filantropia, que será mais um braço da entidade no auxílio do credenciamento de novos prestadores de serviços filantrópicos e para prestar suporte aos associados que já são portadores dos benefícios garantidos pela certificação de entidade filantrópica.

O presidente do Instituto Santé, Tércio Kasten, destacou a relevância da programação qualificada e do formato dinâmico da versão virtual, ampliando o debate para novas tecnologias do setor. “Agradeço a expressiva quantidade de inscritos, chegando a 800 pessoas”, afirmou Kasten.

O secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, foi o palestrante de abertura, ele apresentou o tema: Sustentabilidade do Sistema de Saúde Brasileiro. O secretário fez um histórico sobre os desafios assumidos pelo governo atual, na área da Saúde em Santa Catarina, quando a dívida ultrapassava os 700 milhões de reais, realidade que foi alterada com o passar dos meses. Motta Ribeiro lembrou que em em 2019, com a implantação da Política Hospitalar Catarinense foram aplicados 312 milhões de reais, volume de recursos ampliado a partir do enfrentamento da pandemia de coronavírus, onde através da parceria com a rede, foi possível conquistar resultados positivos, como o estado com melhor enfrentamento da doença no país.

O secretário também anunciou o desafio de agilizar a fila dos procedimentos das cirurgias eletivas de 18 meses em 6 meses. Objetivo é agilizar as respostas aos cidadãos. O vocacionamento da rede também foi destacado. O secretário também afirmou que há intenção de manter grande parte dos leitos criados para combate a pandemia, até que a fila cirúrgica possa rodar em SC. “A meta é ousada, em 31 de dezembro do ano que vem, queremos que só esteja aguardando em fila, as pessoas que entraram na fila em 2022”, afirma. Hoje são 100 mil procedimentos cirúrgicos represados. “Estamos fazendo esforço de trazer recursos para que se possa ofertar serviço de qualidade próximo dos cidadãos, habilitando novos serviços e diminuindo as filas de necessidades. A nova Política Hospitalar que será implantada em breve, nos dará a garantia de atingirmos esses objetivos”, destaca o secretário. Uma das preocupações também apontada durante a palestra sobre a sustentabilidade do sistema, foi sobre o orçamento do ministério da Saúde, que será diminuto para 2022.

Ao todo, cerca de 60 expositores e 20 palestrantes irão se apresentar ao longo dos 3 dias do evento. A inscrição garante o acompanhamento da Feira de tecnologia, produtos e serviços médicos hospitalares, também virtual, onde as empresas expositoras e profissionais da área de saúde têm a oportunidade de desenvolver negócios, criar relacionamentos e apresentar novas tecnologias.

Confira na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=uVvJT2F-Nxc