O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, mediou a Roda de Conversa, durante o evento virtual.

Os impactos no setor Saúde no pós-pandemia foi o tema de destaque da Roda de Conversa durante os debates do 41º Encontro Catarinense de Hospitais e do I Congresso SC de Gestão em Saúde. O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, mediou o evento que contou com as participações do presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, além dos parlamentares: o senador Jorginho Mello e a deputada federal, Carmen Zanotto.

O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, destacou no início da fala que o setor Saúde sempre enfrentou dificuldades sobre a questão do repasse de recursos, “Não havia dinheiro para os hospitais, só após o início da pandemia ele começou a aparecer, mas agora com a melhora do cenário, esta preocupação volta a fazer parte do dia a dia dos gestores, pois precisamos garantir a manutenção das verbas, inclusive para tratarmos as sequelas da doença”, afirma Giovani Nascimento.

O senador Jorginho Mello, destacou a atuação da bancada federal que sempre votou unida defendendo as causas da Saúde. Como por exemplo a destinação de 50% dos recursos das emendas de bancada para o setor. O senador destacou a atuação do governo federal com repasse de recursos para Santa Catarina no combate à doença, “nunca o ministério da Saúde enviou tanto dinheiro, foram cerca de 4 bilhões para nosso estado, mas será preciso inovar, atuarmos em outros campos para continuarmos no enfrentamento da pandemia”, afirma. Jorginho Mello também destacou a importância da rede privada e filantrópica de SC: “Sem vocês a Saúde sucumbiria no estado, não teríamos tido atendimento de excelência, vocês multiplicaram o dinheiro recebido”, exaltou.

A deputada federal Carmen Zanotto, destacou que a rede hospitalar se reinventou no enfrentamento da pandemia. Mas o grande desafio agora é garantir mais recursos para a rede hospitalar, por isso a importância de mobilizar todos os envolvidos para que não ocorra a redução do repasse de verbas, segundo a deputada existe a expectativa de aprovação de projetos que estão em tramitação no Congresso, que preveem recursos que poderão auxiliar os hospitais frente às dificuldades. “Nossos hospitais tiveram aumento de despesas, aumento dos custos, precisamos de recursos para as sequelas, os hospitais terão que se reinventar, não desativar leitos, manter o máximo das estruturas possíveis”, afirma. “Precisamos de uma voz única, momentos como esse permitem o compartilhamento das demandas, que as pautas nos unam ainda mais para garantir mais recursos ao setor”, destacou a parlamentar.

O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, destacou também que toda rede hospitalar carece muito da união dos esforços de todos, para que respostas adequadas sejam dadas à população. O presidente destacou a preocupação com os procedimentos eletivos que só em Santa Catarina mais de 100 mil deixaram de ser realizados. “Muitos casos eletivos agora passam a ser de urgência, precisaremos de muita união para que num menor espaço de tempo, consigamos atender a todos”, destaca.

O presidente da CNSaúde, Breno Monteiro, destacou que foram muitas as lições desta pandemia, entre elas a importância do SUS e do setor Saúde. Segundo Monteiro, as instituições privadas se mostraram competentes no atendimento da população, é um setor que reúne mais de 240 mil estabelecimentos privados no país que geram mais de dois milhões e seiscentos mil postos de trabalho. Monteiro fez uma defesa da necessidade de ajustes para o setor a partir da reforma tributária. “Não devemos tributar o sistema de Saúde, a exemplo do que acontece em outros países, este segmento nos últimos 12 meses foi responsável pela contratação na rede privada de 208 mil trabalhadores, em Santa Catarina foram criados 10 mil novos postos de trabalho, trazendo dignidade para essas pessoas”, destaca. O senador Jorginho Mello se comprometeu em apresentar os dados do setor para contribuir nas discussões da PEC 110. Breno Monteiro também destacou a preocupação com o orçamento para a Saúde em 2022. “Com o limite do teto de gastos os números devem ficar próximos a 2019”, afirmou.

“A roda de conversa foi importante para alertar os representantes do parlamento que estamos atentos aos encaminhamentos no Congresso Nacional, e precisamos mostrar toda nossa importância para melhor atender aos cidadãos brasileiros, encaminhando nossos pleitos”, finalizou Giovani Nascimento.