A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, distribuiu nesta quarta, 20, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram 105.786 doses da Pfizer, sendo 19.206 para aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde e 86.580 doses para dar continuidade à vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, com a aplicação da primeira dose.

O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, esclarece que cada município tem um ritmo de vacinação e é responsável por definir estratégias próprias para a aplicação das doses na população, tendo como base as orientações do estado . “As pessoas devem ficar atentas às informações da sua cidade sobre os locais de vacinação, a faixa etária e os públicos que estão sendo contemplados neste momento”, ressalta.

Com relação à dose de reforço dos trabalhadores da saúde, ela só pode ser aplicada seis meses após a conclusão do esquema vacinal com as duas doses ou a dose única. Todos os trabalhadores, vacinados com qualquer vacina usada na Campanha, devem receber o reforço.

No caso dos adolescentes, a vacinação segue por faixa etária e deve ser autorizada pelos pais e/ou responsáveis legais. A autorização pode ser de forma verbal, caso o jovem esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis ou mediante apresentação de termo de consentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde