Ao longo de todo ano a FEHOESC, através da campanha “A pandemia não acabou”, alertou os catarinenses sobre a importância dos cuidados de prevenção para conter o avanço de casos e mortes pelo coronavírus. Apesar dos números positivos no estado, com a redução de internações e óbitos e cobertura vacinal de 70% da população totalmente vacinada, a FEHOESC reforça o alerta para que os catarinenses não se descuidem nas festas de final de ano, quando ocorrem as aglomerações. A preocupação é grande na rede hospitalar catarinense, principalmente após a descoberta da nova variante, a Ômicron. “Se não houver essa conscientização por parte da população o número de casos pode voltar a subir e os reflexos serão sentidos na ponta, nos hospitais, por isso precisamos alertar a todos que a batalha para vencer o vírus continua”, afirma o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento.

No boletim divulgado no dia 19 de dezembro do governo do estado, Santa Catarina dispunha de 632 leitos de UTI Covid, sendo 473 disponíveis. Para que este quadro seja mantido, é preciso adotar medidas de prevenção, que estão sendo divulgadas também na campanha da FEHOESC, como a importância de manter o esquema vacinal em dia, uso de máscara, participar de eventos sociais ao ar livre, evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência e não compartilhar objetos.

Com esses cuidados, os catarinenses poderão se proteger também de outro vírus, o da Influenza, provocado pela nova variante a Darwin. Em Santa Catarina já foram registrados 7 casos.