O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, representando a Federação dos Hospitais de SC, participou nesta terça-feira, 21 de dezembro, da reunião do COES, onde destacou a preocupação da entidade com a garantia de leitos UTI COVID para 2022. A FEHOESC, solicitou que o governo do estado apresente o planejamento dos leitos, na próxima reunião no mês de janeiro.

A preocupação é grande na rede hospitalar, em função dos reflexos da invasão no sistema do Ministério da Saúde que está dificultando a publicação dos Boletins Epidemiológicos. O temor é pela chegada da variante Omicron, em pleno verão, quando a circulação é maior de pessoas no estado, em função da temporada.

Por isso a FEHOESC, juntamente com as autoridades de Saúde do estado, mantém o alerta para que os cuidados sejam redobrados, com o uso de máscara, manter o esquema vacinal em dia e evitar aglomerações.

Outra preocupação é com relação aos casos de Influenza, provocados pela nova variante do vírus, a Darwin. Já foram confirmados 7 casos em Santa Catarina. O uso de máscaras também é recomendado para conter a disseminação do vírus.