O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, e o diretor executivo, Braz Vieira, juntamente com a AHESC e FEHOSC, participaram nesta quarta-feira, 05 de janeiro, de uma  reunião virtual com o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro. O secretário fez um balanço da situação atual da pandemia em Santa Catarina, destacando o aumento dos casos ativos que chegaram a 8 mil, mas alertou que esses números não se traduzem até o momento em gravidade da doença, sem aumento dos óbitos e internações nas UTIs. O secretário lamentou também a demora por parte do ministério da Saúde em iniciar a vacinação nas crianças a partir de 5 anos, o que aumenta a cobertura vacinal no país.

André Motta Ribeiro repercutiu junto aos gestores hospitalares, a decisão do ministério da Saúde de custear a partir de 01 de janeiro deste ano, apenas as UTIs por produção. Em função desta realidade, o secretário comunicou que irá aditivar os contratos com os hospitais nos próximos 90 dias, mantendo o teto da Política Hospitalar Catarinense, hospitais de menor porte que ficaram fora da PHC de 2021, receberão também aporte financeiro através de habilitações. Sobre as cirurgias eletivas o secretário comemorou que já são 5.400 novos procedimentos por mês pactuados, e o governo irá incluir mais recursos além do teto da Política Hospitalar. A fila de cirurgias eletivas chega a 102 mil pacientes no estado. O secretário também falou sobre a intenção de manter um número expressivo de leitos de UTI Covid, como suporte para cirurgias.

Sobre a implantação da nova PHC o secretário acredita que a nova matriz deva ser implementada em 60 dias. Para o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, as ações do governo do estado têm sido de fundamental importância para  a rede hospitalar catarinense principalmente neste momento de alerta na Saúde, “precisamos reconhecer o governo como parceiro das entidades hospitalares, dos municípios, em defesa da Saúde dos catarinenses”.