A convite do promotor do Ministério Público de SC, Douglas Roberto Martins, representantes da FEHOESC, participaram de uma reunião virtual na tarde deste terça-feira, 17 de maio, para tratar sobre o andamento das cirurgias eletivas no estado. O MPSC, está conversando com todas as esferas envolvidas, para entender porque a fila das cirurgias eletivas não anda na velocidade desejada em Santa Catarina. O promotor já realizou reuniões com as secretarias municipais de Saúde e com o governo do estado, na reunião desta terça, foi a vez dos hospitais através da FEHOESC. Os gestores puderam expor as principais dificuldades enfrentadas para o cumprimento dos agendamentos cirúrgicos.

Participaram representando a FEHOESC, o presidente Giovani Nascimento, o vice-presidente e representante do Hospital de Pinhalzinho, Silvio Mocelin, os gestores: Janir Bach do Hospital de Itapiranga, Fabiano Amorim, representando os hospitais de Ituporanga, Angelina, Presidente Getúlio, Penha e Misericórdia de Blumenau, ainda o diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira e o assessor jurídico, Rodrigo Linhares. Os gestores detalharam os principais problemas enfrentados para agilizar a fila das eletivas, entre eles a dificuldade de comunicação com o sistema de regulação e até mesmo com os pacientes, que em muitos casos, deixam de comparecer para realizar os procedimentos agendados.

O representante do Ministério Público afirmou que irá compilar todas as informações colhidas em reunião com os envolvidos, e um dos encaminhamentos propostos será a criação de um grupo de trabalho para que os problemas possam ser dirimidos e a população catarinense possa ser atendida num menor espaço de tempo possível.

A fila das cirurgias eletivas atingiu número expressivo no estado, desde o início da pandemia, quando os procedimentos foram suspensos.