Mais de 40 gestores de hospitais filantrópicos e municipais de Santa Catarina participaram nesta sexta-feira, 10 de junho, de uma reunião virtual promovida pela Fehoesc em parceria com a Celesc. Durante a videoconferência foram repassadas orientações gerais sobre como as instituições podem acessar os benefícios fiscais previstos em lei aprovada neste mês, pela Assembleia Legislativa. O texto destaca que hospitais com débitos atrasados até dezembro de 2020, terão a liquidação das dívidas, através de convênio e os hospitais com certificação CEBAS ou municipais, poderão ter isenção mensal de ICMS na conta de luz, o que pode representar uma economia em média de 33% nas faturas.

Os vice-presidentes da Fehoesc, Tércio Kasten, Carlos Alberto Pierri e Silvio Mocelin, representaram a entidade. O diretor executivo da Fehoesc, Braz Vieira, destacou a importância da parceria com a Celesc, que já realiza outras ações junto à rede de hospitais, como o programa de eficiência energética, que prevê a troca de equipamentos antigos, com objetivo de reduzir o consumo de energia.

O assessor da diretoria comercial da Celesc, Adriano Lima Medeiros, detalhou as regras para a concessão dos benefícios, destacando que a renúncia fiscal proposta pelo governo de Santa Catarina, será de grande importância para a rede, “quanto mais hospitais aderirem aos benefícios, mais a sociedade catarinense será beneficiada”, destaca.

Todos os núcleos da Celesc no estado já receberam orientações detalhadas sobre a documentação necessária para cumprimento dos requisitos. O assessor da Celesc colocou toda estrutura da Celesc à disposição dos gestores para que possam dirimir todas as dúvidas.