A VII Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas ocorre no período de 24 a 30 de junho de 2023 com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre a temática.

As quedas estão entre os mais comuns e mais sérios problemas enfrentados pela pessoa idosa. Ameaçam a qualidade de vida, com consequências na capacidade de autocuidado e participação em atividades sociais e físicas, na redução da funcionalidade e possibilidade de institucionalização prematura, no aumento da morbidade e mortalidade.

Ações voltadas à prevenção das quedas dependem de uma abordagem multidimensional, por meio da ação intersetorial e integrada de equipes multiprofissionais, com informações que chegam aos idosos e seus familiares, através dos atendimentos individuais e também nos espaços coletivos da saúde.

Neste sentido, o monitoramento e a avaliação das condições de saúde dos idosos, estratégias de educação em saúde e adaptações no ambiente de convivência devem ser constantes e rotineiras.

Durante a semana do dia 24 de junho, diversas entidades envolvidas com a população idosa irão desenvolver atividades alusivas à prevenção de quedas – palestras, distribuição de materiais educativos, aplicação de testes de avaliação do equilíbrio e desempenho físico, realização de aulas e exercícios de prevenção, movimentos locais para solicitações de melhorias no ambiente urbano e acessibilidade dos espaços públicos, bem como a divulgação do tema nos veículos de comunicação, sites e redes sociais.

A cada ano mais entidades unem-se a esse movimento atingindo mais pessoas. Assim, torna-se possível estimular a criação de redes de colaboração e a implementação de ações constantes de prevenção a quedas na população idosa no Estado de Santa Catarina.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil