Foram dois dias de intensos debates na 43º edição do Encontro Catarinense de Hospitais, realizado pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (FEHOESC) e organizado pelo Instituto Santé.

Ao todo passaram pelo CentroSul, em Florianópolis, mais de 600 participantes.

Neste segundo dia do Encontro o destaque ficou por conta da apresentação do Relatório da Auditoria de Eficiência Hospitalar pelos representantes do ministério da Saúde, Robson Marinho Nobre e Leonardo Kuriqui. O case relatado foi do Hospital São José de Criciúma. A prestação de contas é um tema de extrema relevância para os hospitais ao detalhar a aplicação de recursos recebidos, a exemplo da complementação de valores por parte do governo federal para o pagamento do piso da enfermagem. O objetivo é diminuir os erros e evitar diligências.

O WorkShop Jurídico trouxe para o debate a advogada Paula Moura, Doutora e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Direito Médico pela Universidade de Coimbra. A Dra. Paula Moura abordou as estratégias de gerenciamento de riscos na responsabilidade civil médico hospitalar. “É importante que os profissionais detalhem todas as informações sobre os procedimentos dos pacientes, para que se necessário, sejam inseridas em teses de defesa sobre possíveis falhas”, destacou.

Quem também participou como palestrante foi Gustavo Bublitz, Mestre em Gestão Estratégica e MBA em Gestão Hospitalar.

A palestra de encerramento teve como destaque uma das maiores autoridades em Gestão no Brasil, sendo co-autor de nove livros, incluindo o renomado best-seller “Gestão do Amanhã”, que transformou a maneira de pensar sobre Gestão no país. José Salibi Neto conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com todos os principais pensadores da gestão, como: Peter Drucker, Jack Welch, Jim Collins, Michael Porter, Philip Kotler. Também com líderes mundiais como: Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani. Em sua apresentação destacou a importância do olhar para inovação, “na era digital os vencedores são aqueles que sabem construir um ecossistema que consiga alavancar tecnologias digitais em benefício do consumidor”. Salibi destacou ainda que a inteligência artificial e gestão eficiente de dados libera as empresas das restrições operacionais tradicionais e permite a elas competir de maneiras inéditas, permitindo desta forma o aumento do escopo, escala e o aprendizado.

Outro ponto de destaque do evento foi a tradicional Feira de Produtos e Serviços, com mais de 50 empresas expositoras que tiveram oportunidade de apresentar seus produtos e serviços para gestores e profissionais do setor de todo estado.

Ao final do evento foram sorteados presentes oferecidos pelos promotores do evento e por empresas expositoras.

Ano que vem tem mais, o 44º Encontro Catarinense de Hospitais está confirmado!