Representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (FEHOESC), acompanharam nesta quarta-feira, 20 de dezembro, na sede do governo em Florianópolis, o lançamento do Programa de Valorização dos Hospitais e da Tabela Catarinense de Procedimentos Cirúrgicos. O evento contou com a participação do governador Jorginho Mello e da secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, além de parlamentares e autoridades do setor.

O tema foi debatido ao longo deste ano, através de um Grupo de Trabalho que contou com a participação da FEHOESC, através do diretor executivo, Braz Vieira, e da conselheira fiscal Rose Humenhuk.

Entre as novidades anunciadas está a confirmação de 152 unidades hospitalares filantrópicas e municipais, atendidas pelo programa a partir de 2024. Ao todo serão investidos mais de 650 milhões de reais alem dos valores para cirurgias, mediante produção.

Foram destacados também os incentivos previstos para 2024: Incentivo Porte, Tabela Catarinense para Leitos UTI, Incentivo para a Porta de Urgência e Emergência, Incentivo para Maternidade, Incentivo e Tabela Catarinense para Leitos de Saúde Mental, Tabela Catarinense Alta Complexidade, Tabela Catarinense de Cirurgias Eletivas.

Com relação a Tabela de Cirurgias serão 150 milhões de reais a mais para o programa Fila Zero. Segundo a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, cada hospital irá receber pelo que produzir. A Tabela Catarinense pagará até 12 vezes o valor destinado da Tabela do SUS.

Carmen Zanotto, exaltou também a importância do novo Programa para Santa Catarina, e a participação da FEHOESC, além de outras entidades na construção do novo modelo: “o principal objetivo é valorizar e atualizar os incentivos financeiros estaduais aos hospitais filantrópicos e municipais bem como aos profissionais e prestadores de serviços. O governo busca com isso valorizar cada vez mais os hospitais e os gestores municipais, unindo esforços para entregar uma saúde melhor aos catarinenses”.

O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, destacou a importância do Programa para a rede privada e filantrópica responsável por mais de 70% dos atendimentos SUS no estado, “Este novo formato contribuirá para que a rede seja remunerada de forma equilibrada, para poder atender ainda melhor a população catarinense em especial aos menos favorecidos”. O presidente da FEHOESC, colocou a entidade à disposição do governo.

“Pela primeira vez o estado está valorizando o segmento, não podemos mais ter filas”, destacou o governador Jorginho Mello.