O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, representou a entidade nesta quarta-feira, 11 de setembro, na Alesc, durante a apresentação do relatório de ações da secretaria de estado da Saúde referente aos meses de maio/junho/julho. A prestação de contas é obrigatória e deve ser apresentada de quatro em quatro meses, onde devem constar dados sobre os indicadores de saúde, auditorias e demonstrativos de gastos e fontes de recursos. A audiência pública foi promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. O secretário de estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou as principais ações para o setor.
Para o diretor executivo, Braz Vieira, “a transparência na utilização de recursos públicos na Saúde em Santa Catarina é de extrema importância, para o aprimoramento das políticas públicas, em especial na melhoria dos serviços hospitalares do estado”, afirmou.
Logo após a audiência o diretor executivo, Braz Vieira, em conversa reservada com o secretário de estado da Saúde, solicitou ajuda para a SES agir como intermediário junto ao CREMESC, que tem exigido dos hospitais que oferecem os serviços de obstétrico de maternidade de baixo risco, plantão presencial de obstetra, anestesista e pediatra durante 24 horas diárias. Segundo Braz Vieira, o secretário Diogo Demarchi já está em contato com o presidente do CREMESC, e aguarda posicionamento. “Agradecemos o empenho do secretário neste momento delicado ao qual muitos hospitais estão com os Certificados do CREMESC vencidos e aguardam por um posicionamento, pois os recursos são insuficientes para cobrir os custos desse número grande de profissionais exigidos, além do mercado não oferecer esses profissionais para contratação”, destacou Braz Vieira.