A Federação dos Hospitais de Santa Catarina participou nesta sexta-feira, dia 06 de novembro, de uma reunião remota/presencial, convocada pela governadora interina Daniela Reinehr, com entidades hospitalares e médicas representativas do setor Saúde em Santa Catarina. Em pauta a análise das ações de combate a COVID-19 no estado.
O vice-presidente da FEHOESC, Tércio Kasten, que representou o presidente Giovani Nascimento, destacou em sua fala a importância da entidade que representa mais de 200 hospitais privados e filantrópicos de SC, além de clínicas e laboratórios. Kasten saudou a governadora por ter tido a iniciativa de convocar esta reunião com o setor que está a frente do combate a pandemia em Santa Catarina. O vice-presidente também enalteceu a participação da FEHOESC no COES desde março deste ano, “os resultados destas reuniões levou Santa Catarina a conquistar índices expressivos no combate a pandemia, como o menor índice de óbitos por milhão de habitantes e menor índice de letalidade no Brasil”, e complementou: “A FEHOESC continuará apoiando as ações da secretaria de estado da Saúde para proteção da população catarinense”. Kasten também encaminhou reivindicações do setor, como o pedido de apoio do estado, para que as habilitações dos leitos de UTI COVID sejam renovadas pelo ministério da Saúde, e nos casos em que a gestão é plena, os municípios garantam o pagamento dos leitos, no caso do ministério da Saúde não renovar. Além disso a entidade fez um apelo para que 50% dos leitos UTI COVID criados, permaneçam como UTIs normais, como política de estado.
O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, também destacou na reunião que, como membro da FEHOESC no COES, está satisfeito com a acolhida dos pleitos da rede hospitalar catarinense, “tivemos todas as respostas para os questionamentos sobre a COVID-19, houve um desdobramento da secretaria de estado da Saúde para colocar em dia todas as pendências, é mérito dos servidores e de seus gestores, esta parceria fortaleceu os laços entre o governo e a FEHOESC”, afirma.
A governadora interina afirmou que irá criar um comitê para discussão permanente para definição de políticas públicas com as entidades que participaram da reunião desta sexta-feira. “Será uma porta de comunicação aberta com as entidades representativas do setor, saúde é nossa prioridade, precisamos ouvir quem tem expertise”, afirmou Daniela Reinehr.
