Diretores e presidentes de hospitais filiados a Federação Dos Hospitais de Santa Catarina — Fehoesc se reuniram na manhã desta quarta (4), no auditório da Associação Empresarial (ACIP) de Pinhalzinho para discutir assuntos hospitalares e eleger a nova diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde da Região Oeste; gestão 2022 a 2025. Durante a conversa foram ouvidas as principais demandas e necessidades das instituições, além de debater assuntos da categoria, como a isenção do ICMS da energia elétrica dos hospitais filantrópicos e no atendimento das maternidades.
Conforme o diretor-executivo da Fehoesc, Bráz Vierira, o Conselho Federal de Medicina exige plantão presencial de médico obstetra, pediatra e anestesista. Segundo ele, a decisão do conselho gerou problemas em alguns hospitais de maternidade de baixo risco.
— São pontos que abordamos aqui nessa reunião. Tem hospitais que fazem quatro partos por dia e tinham que manter três médicos de plantão esperando por eles. O sindicado representa os hospitais da nossa região, e tratamos sobre o ICMS da Celesc, sobre a conta da energia elétrica. O governador emitiu uma medida provisória que vai eliminar o importo do ICMS para os hospitais filantrópicos — disse Vieira.
O executivo falou sobre o atendimento das instituições hospitalares no momento mais crítico da pandemia, onde os hospitais tiveram dificuldades para manter o quadro de funcionários ativos, pois muitos profissionais foram afastados por terem contraídos a Covid-19 ou eram gestantes. Além do atendimento, a falta de medicamentos impactou o trabalho médico. “Essas foram as principais demandas no pior momento da pandemia, manter o quadro de funcionários, pois as gestantes não podiam ficar nos hospitais e outra contraíram a doença. Outro problema foi em relação aos medicamentos, que faltou. Felizmente superamos essa situação, por parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde”.
O presidente do hospital de Pinhalzinho, Silvio Mocellin, foi reeleito presidente do sindicado.
Presidente – Silvio Mocellin;
Secretário – Ilui Walter;
Tesoureiro – Lauri Guillante;
