Mais de 300 participantes são aguardados na etapa catarinense da II Conferência Nacional do Trabalho

As inscrições para a etapa estadual preparatória da II Conferência Nacional do Trabalho seguem até o dia 24 de outubro. Estão aptos a se inscrever sindicatos com cadastro ativo, prefeituras de municípios com mais de 200.000 habitantes, além dos governos estadual e federal. O processo de inscrição será organizado por cada bancada (empregadores, trabalhadores e governos), respeitando limites definidos para delegados e convidados. Ao todo estão sendo aguardados mais de 300 participantes no dia 13 de novembro, na sede do do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), localizado no bairro de Coqueiros, em Florianópolis.

 
Nesta segunda-feira, 29 de setembro, a Comissão Organizadora esteve novamente reunida na sede da superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego em SC, para alinhar questões de infraestrutura e encaminhamentos preparatórios. A etapa catarinense vai debater as transformações do mundo do trabalho diante das transições tecnológica, digital, ecológica/ambiental e demográfica, bem como as políticas públicas para a promoção do emprego e trabalho decente da transição justa.  
 
A Conferência tem caráter tripartite, com representação de trabalhadores, empregadores e governo, seguindo os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, marcou presença na reunião e destacou a importância dos debates sobre o tema: “Debater as transformações do trabalho é essencial para a garantia de empregos dignos e oportunidades justas para todos.”
A etapa nacional da II Conferência Nacional do Trabalho, será realizada em março de 2026, em São Paulo. A Conferência tem caráter tripartite, com representação de trabalhadores, empregadores e governo, seguindo os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT).