FEHOESC marca presença e fortalece discussões na etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
A etapa estadual preparatória da II Conferência Nacional do Trabalho realizada nesta quinta-feira, 13 de novembro, em Florianópolis encerrou com o encaminhamento de 14 propostas que serão levadas para o evento nacional em março de 2026 em São Paulo. Os debates contaram com a participação das bancadas de empregadores, trabalhadores e governo, seguindo os princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os 45 delegados de cada bancada tiveram direito a voto na plenária que definiu as indicações dos catarinenses.
O objetivo central foi construir iniciativas que contribuam para políticas públicas voltadas ao emprego, trabalho decente e transição justa, considerando os impactos das transformações tecnológica, digital, ambiental e demográfica.
Entre as propostas aprovadas, destaque para o fomento à negociação coletiva, a manutenção dos limites constitucionais para jornada de trabalho, consolidação da prevalência do negociado sobre o legislado, criação de política nacional de qualificação profissional, instituição mecanismos de incentivos fiscais às empresas que adotem políticas de requalificação e reinserção profissional de seus empregados e valorização de todas formas de trabalho além da relação CLT.
Duas proposta de consenso foram aprovadas, a que se refere à instituição de um programa de fomento à inovação tecnológica e à qualificação profissional, mediante ações governamentais voltadas à capacitação contínua dos trabalhadores por conselho tripartite e paritário, e outra que cria um programa nacional tripartite de qualificação contínua dos trabalhadores, visando a empregabilidade e inclusão produtiva.
A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (FEHOESC), esteve representada por 4 delegados: O vice-presidente, Maycon Truppel Machado, o diretor Tesoureiro, Canísio Isidoro Winklemann, o diretor executivo, Braz Vieira, e a assistente do Jurídico, Francieli dos Santos.
“Os debates foram de extrema importância, especialmente pela contribuição que trouxeram ao avanço das pautas de gestão e valorização dos profissionais de Santa Catarina”, destaca Braz Vieira, diretor executivo da FEHOESC.
As propostas aprovadas serão encaminhadas à etapa nacional da Conferência, marcada para março de 2026, em São Paulo. O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, fará parte como delegado nacional da bancada dos empregadores no evento.




