Serviço de Hemodiálise do Hospital Regional de São José é ampliado com capacidade para dobrar atendimentos

 03/05/2023
O Hospital Regional de São José (HRSJ), a partir desta terça-feira (02), tem um novo espaço para atender os pacientes internados que realizam hemodiálise. O serviço, ampliado de três para seis máquinas, terá capacidade para aumentar de 1,5 mil sessões de hemodiálise por ano para 3 mil, ou seja, um incremento de 100%. A unidade atende pacientes de todas as especialidades: clínica médica, ortopedia, cirúrgica, ginecologia/obstetrícia e oftalmologia, além da enfermaria e os leitos de terapia intensiva. Anteriormente, o HRSJ possuía três aparelhos de hemodiálise, sendo que desde janeiro de 2023, apenas dois estavam funcionando na Unidade de Terapia Intensiva. O novo setor terá três leitos totalmente equipados e os outros três aparelhos ficarão para uso dos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva. ?Com isso o atendimento aos pacientes irá melhorar, dando mais conforto e qualidade no atendimento sem necessidade de transferência para outras unidades hospitalares?, explicou Daywson Koerich, diretor do HRSJ. Em 2022, foram assistidos e internados 500 pacientes na especialidade de Nefrologia no Hospital Regional de São José. Os diagnósticos variam de glomerulopatias, doença renal crônica e aguda. Em março de 2023 foram feitas 124 sessões de hemodiálise com duas máquinas e uma equipe composta por três médicos nefrologistas, dois técnicos de enfermagem e uma enfermeira. ?Agora, com um setor específico para atendimento dos pacientes da enfermaria com indicação de hemodiálise, o que antes era feito em leito de Terapia Intensiva, poderemos oferecer um tratamento ainda mais humanizado?, explica a nefrologista do HRSJ, Silvia Pimenta. A ampliação do serviço no HRSJ foi possível por meio da aquisição, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos aparelhos de hemodiálise e sistemas de tratamento de água para equipamentos de hemodiálise. "O mês de abril foi de muitos ganhos para o Regional, novas máquinas, conserto do que estava danificado e reabertura do Ambulatório de Nefrologia que, neste momento, está funcionando toda quarta-feira a tarde, com cinco vagas. Então são 20 atendimentos mensais de pacientes renais e de diversas etiologias, tanto para novos quanto para os que já tiveram internação no hospital e que precisam de um retorno e acompanhamento no pós alta hospitalar. Com o ambulatório conseguimos reduzir o tempo de internação do paciente e também otimizar o seu retorno de forma mais precoce, melhorando o resultado do tratamento", comemora a nefrologista Silvia. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE [caption id="attachment_7826" align="alignnone" width="4000"] Foto: Robson Valverde[/caption]

FEHOESC

A voz ativa do setor de saúde em Santa Catarina

MISSÃO

Representar e fortalecer os hospitais e estabelecimentos de serviços de saúde de Santa Catarina, promovendo desenvolvimento institucional, qualificação, inovação e defesa dos interesses do setor, contribuindo para uma saúde mais eficiente, sustentável e humanizada.

VISÃO

Ser referência na representação sindical patronal da saúde, reconhecida pela excelência institucional, atuação estratégica e contribuição para o fortalecimento do sistema de saúde em Santa Catarina.

 

Giovani Nascimento
Atual Presidente

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais