Fiocruz participa de estudo com novo medicamento contra a covid-19

 07/10/2021
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará parte de um estudo internacional, de fase 3, com o medicamento Molnupiravir, fabricado pela farmacêutica MSD. O objetivo é verificar sua eficiência para evitar a propagação e transmissão da covid-19 entre pessoas expostas ao coronavírus. O estudo, que começa na próxima semana, ocorrerá de forma simultânea em sete centros no Brasil, sendo dois sob responsabilidade da Fiocruz: Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. O estudo acontecerá também no Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo. A coordenação é dos pesquisadores Julio Croda e Margareth Dalcolmo. O medicamento atua impedindo a replicação do vírus e tem potencial de ação em diversos vírus RNA, incluindo o Sars-CoV-2, que provoca a covid-19. Para avaliar o uso de Molnupiravir como profilaxia pós-exposição (PEP), serão avaliados indivíduos que foram expostos ao vírus, ou seja, que residem com uma pessoa que testou positivo para a covid-19 nas últimas 72 horas e apresenta pelo menos um sintoma associado à doença. O tratamento consiste no uso do medicamento, por via oral, duas vezes ao dia, durante cinco dias consecutivos. A etapa de fase 3 terá a duração de seis meses. O Molnupiravir é desenvolvido pela MSD em colaboração com a Ridgeback Biotherapeutics. Recentemente, a MSD divulgou os resultados interinos de fase 3 de um outro estudo, no qual o Molnupiravir foi usado como tratamento nos primeiros cinco dias de sintomas e demonstrou redução de aproximadamente 50% do risco de hospitalização ou morte em pacientes adultos não hospitalizados com a covid-19 leve a moderada. AGÊNCIA BRASIL [caption id="attachment_3837" align="alignnone" width="7500"] Foto: Freepik[/caption]

FEHOESC

A voz ativa do setor de saúde em Santa Catarina

MISSÃO

Representar e fortalecer os hospitais e estabelecimentos de serviços de saúde de Santa Catarina, promovendo desenvolvimento institucional, qualificação, inovação e defesa dos interesses do setor, contribuindo para uma saúde mais eficiente, sustentável e humanizada.

VISÃO

Ser referência na representação sindical patronal da saúde, reconhecida pela excelência institucional, atuação estratégica e contribuição para o fortalecimento do sistema de saúde em Santa Catarina.

 

Giovani Nascimento
Atual Presidente

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais