A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de SC firmou parceria com a LGPD Nacional para prestar serviço de consultoria aos associados, que precisam se adequar à nova Lei Geral de Proteção de Dados. Participam do projeto, 13 hospitais e uma clínica.

O presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, participou da abertura do processo de capacitação, através de uma webconferência nesta quarta-feira, 14 de julho. “Este é um trabalho em conjunto, cada hospital tem suas particularidades, a FEHOESC dará todo o suporte necessário para o cumprimento da Lei”, destaca Nascimento.

A consultoria é conduzida por Juliana Heller, da LGPD Nacional. Heller detalhou para os gestores as implicações da LGPD, que entrou em vigor em setembro do ano passado. A legislação, regula as atividades de tratamento de dados pessoais, no caso das organizações hospitalares por exemplo, elas deverão deixar claro quais são os motivos da coleta dos dados dos pacientes, e por meio de quem e quando as informações poderão ser usadas, além de delimitar a possibilidade de acesso aos dados. As instituições que não se adequarem, poderão sofrer sanções a partir de agosto deste ano. E não se tratam só de dados digitais, mas também dos analógicos, utilizados ainda por alguns hospitais.

Esta primeira etapa da consultoria será realizada no prazo de 6 meses.