Um dos temas relevantes dentro da programação do 41º Encontro Catarinense de Hospitais e I Congresso SC de Gestão em Saúde, foi sobre o relacionamento entre os prestadores dos serviços de Saúde e os gestores públicos. O diretor executivo da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC (FEHOESC), Braz Vieira, mediou o debate que contou com as participações da representante da secretaria de estado da Saúde, a gerente de Contratualização dos serviços do SUS, Hanna Barcelos, Fábio Souza, do Conselho de secretarias municipais de Saúde de SC (COSEMS) e Janir Bach, diretor geral do Hospital Sagrada Família de Itapiranga administrado pelo Instituto Santé, representando o segmento hospitalar.

O diretor executivo, Braz Vieira, detalhou inicialmente as principais dificuldades de comunicação entre os hospitais com os gestores públicos. “O trabalho em conjunto dos entes deve ser aprimorado para que possamos dar maior agilidade na tomada de decisões. A rede privada e filantrópica é responsável por 70% dos atendimentos SUS no estado, por isso precisamos ser mais ouvidos, para apresentarmos as soluções entre os players”, destaca Braz Vieira. O diretor executivo lembrou que a participação da FEHOESC, junto ao COES desde o início da pandemia de coronavírus, é um exemplo de fluidez das informações para dar respostas rápidas à população. “Com a comunicação efetiva os ruídos são minimizados”, lembra Braz Vieira.

A gerente de Contratualização dos serviços do SUS, Hanna Barcelos, concordou também que os processos para se tornarem mais efetivos precisam passar pelo fortalecimento do relacionamento entre os entes, “precisamos ouvir as partes para, em conjunto, criarmos políticas para o setor saúde”. A gerente destacou também a importância da aproximação principalmente agora no momento em que os hospitais terão que assinar as novas contratualizações para 2022. “Precisamos ouvir o prestador, precisamos aprimorar os processos baseados na comunicação, com isso poderemos avançar muito”, exalta Hanna Barcelos.

O representante do Conselho de secretarias municipais de Saúde de SC (COSEMS), Fábio Souza, também abordou a importância de aprimorar a comunicação entre os envolvidos, para tomada de decisões, “hoje há falta de compreensão, pois a rede fica fora dos debates, precisamos estreitar os elos, pois há muitas dificuldades nestas relações de comunicação”.

O diretor geral do Hospital Sagrada Família de Itapiranga administrado pelo Instituto Santé, Janir Bach, representando o segmento hospitalar, abordou também a falta de um diálogo maior com os gestores públicos, principalmente junto aos pequenos hospitais. “Precisamos melhorar a comunicação, para que através do melhor caminho, possamos entregar serviços de alta qualidade e com mais agilidade para a população”.

Como encaminhamento do workshop, foi proposta a criação de um fórum permanente para o debate de temas do setor, entre os prestadores de serviço e os gestores públicos.

Assista completo: https://www.youtube.com/watch?v=PWddznIi8b4