Em um universo de mais de 8.000 hospitais no Brasil, apenas 123 são certificados na categoria: “Acreditado Pleno”, através de um método de avaliação realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, está entre as 20 unidades hospitalares públicas no país com este reconhecimento, sendo o único 100% SUS na Região Sul e em Santa Catarina. Para ser acreditada, a organização precisa comprovar que atende os padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Na presença de autoridades, colaboradores e convidados, foi celebrada, na quarta-feira, 22 de maio, a conquista da Certificação ONA Nível II pelo Instituto Santé, gestor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

A certificação ONA atesta a qualidade dos serviços prestados, refletindo o esforço coletivo de toda a equipe. Ela representa um marco na trajetória do Hospital, evidenciando o comprometimento com cuidados seguros, humanizados e uma gestão eficiente.

“Esse reconhecimento é de toda equipe e quem ganha é a comunidade, o paciente que é atendido aqui no Hospital. As pessoas, talvez não tenham ideia da dimensão dessa conquista, mas é importante destacar que para o alcance da Acreditação Pleno todos os processos e protocolos da Unidade passaram por uma rigorosa avaliação”, destaca o presidente do Instituto Santé, Tércio Egon Paulo Kasten, que prestigiou o evento de entrega.

“O cerimonial incluiu a entrega simbólica do certificado que representa o compromisso de cada profissional que integra o HRTGB e a boa gestão de recursos públicos”, disse o diretor geral do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Rodrigo Lopes.

O HRTGB é uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, com atendimento 100% SUS e administrado pelo Instituto Santé. O Santé está à frente da gestão da Unidade desde 2015 e conquistou a acreditação da ONA Nível I em 2020, com renovação a cada 2 anos. E agora, em 2024, avançou nos processos e alcançou o Acreditado Pleno.

Dentre as autoridades, também estavam presentes o diretor Executivo do Instituto Santé, Jeferson Gomes, a representante da Regional de Saúde, Andreia Lopes, o diretor técnico do Hospital, Cássio Nakano, além de diretores da região Oeste de unidades com gestão Santé.