Um grupo de 21 profissionais, entre técnicos em Enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) e em outras unidades de saúde de Joaçaba e região, realizaram um plantão no Hospital Nossa Senhora das Graças, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Além do trabalho voluntário, o grupo levou uma grande quantidade de materiais de higiene, fraldas e medicamentos que foram arrecadados.
“A ideia partiu de nossas enfermeiras Mayara e Geridiana, que mobilizaram os profissionais por meio das redes sociais”, destaca a gerente de Enfermagem do HUST, Daniela Auler De Oliveira. “Além das patologias físicas que chegaram na emergência, percebemos um número elevado de atendimentos relacionados a pacientes em surto, pânico, negação, ou seja, fortemente abalados psicologicamente. Outro ponto de destaque diz respeito aos próprios profissionais que atuam na unidade, muitos perderam as casas e seguem trabalhando e descansando em casas de apoio por não ter para onde ir”, completou Daniela.
A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, parabeniza a iniciativa: “Essa união de esforços unindo entidades de saúde e sociedade civil tem sido essencial para atender os irmãos gaúchos atingidos por esta tragédia”, destaca o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento.