Santa Catarina confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos nesta quinta-feira (07). Um morador de São Paulo, de 40 anos, que teve passagem recente pela Espanha e visitou Florianópolis por alguns dias, foi avaliado e teve o caso confirmado.
Em comunicado, a Prefeitura de Florianópolis informou que ele já retornou para seu domicílio, em São Paulo, e seus contatos em Florianópolis estão bem e seguem em monitoramento.
Em nota, o Ministério da Saúde assegurou que todos os casos (suspeitos e confirmados) estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde.
OMS
No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta para mais de 6 mil casos de varíola dos macacos. A Europa permanece como epicentro do surto, com 80% das infecções reportadas. Na África, onde a doença é endêmica em algumas regiões, os casos estão aparecendo em países não afetados anteriormente.
Segundo o secretário-geral da entidade, Tedros Adhanom, os especialistas estão trabalhando com nações e fabricantes de vacinas para coordenar o compartilhamento dos imunizantes, que atualmente são escassos e estão sendo destinados apenas ao público com maior risco, como idosos e imunossuprimidos.
SCC 10