No dia 27 de junho, a Central Estadual de Telemedicina (CET) esteve presente no município de Palhoça para a implementação de mais um ponto do serviço de tele-espirometria. A iniciativa contou com a participação do coordenador Estadual da CET, Ascendino Roberto dos Santos, e do pneumologista Marcio Judici. O objetivo do serviço é ampliar a oferta de exames proporcionando redução da fila de espera.

Palhoça já faz uso do Sistema de Telemedicina e Telessaúde nas modalidades de telecardiologia e teledermatologia, e agora adquiriu um espirômetro para ampliar os serviços oferecidos pela CET. Segundo Cleudeni Morais, superintendente de Regulação, Controle e Avaliação do município, a fila de espera por exames de espirometria atualmente conta com mais de 400 pacientes.

Nesse primeiro encontro foi realizada uma verificação do espirômetro para avaliar se o equipamento atende aos requisitos necessários para a tele-espirometria, além de fornecer orientações sobre a elaboração do exame e o manuseio adequado do aparelho. Está previsto um segundo momento para a realização de exames testes, que serão monitorados por meio de videoreunião.

A rede de oferta em tele-espirometria já conta com nove pontos de cobertura regional, porém, três deles ainda não estão integrados à rede. Mesmo assim, desde fevereiro de 2022 até maio de 2023, foram produzidos 3.871 laudos por essa rede.

Diversos municípios, assim como Palhoça, têm optado por implantar serviços de tele-espirometria em seus territórios e integrar seus equipamentos ao Serviço de Telemedicina e Telessaúde. Isso se deve ao baixo custo de investimento envolvido e a expectativa é que vários outros municípios sigam esse caminho para otimizar a oferta regional em tele-espirometria. Além de Palhoça, cidades como Caçador, Videira, Benedito Novo, Pomerode e Tijucas já implantaram pontos de oferta nesta área.

“Essa iniciativa representa um avanço no acesso à saúde e na agilidade do atendimento aos pacientes que necessitam do exame de espirometria em Palhoça e região. A telemedicina tem se mostrado uma alternativa eficiente para reduzir as filas de espera e garantir um atendimento mais rápido e especializado”, afirma o coordenador Ascendino Roberto dos Santos.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Foto: Arquivo Ascom/SES/SC