Em 10/03 deste ano, o governador Jorginho Mello anunciou uma medida esperada há décadas pela população de Joinville. O Governo do Estado assumiria a responsabilidade de pagar 20% do custo do Hospital São José, estrutura municipal mas que atua também como uma unidade de referência para toda a região Norte de Santa Catarina. Ontem, dia 19/07, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) pagou a primeira parcela, no valor de quatro milhões, à instituição. O total previsto é de 32 milhões, sendo 24 milhões até o final de 2023 e o restante em 2024.

Naquela data, o governador Jorginho Mello disse que “temos muita coisa para fazer na Saúde, Educação e Infraestrutura. Mas Saúde sempre foi e sempre será uma das maiores dificuldades de todo governo. Por isso, quero dizer que vamos começar pagando 20% da folha de pagamento do hospital”.

O percentual representa cerca de R$ 4 milhões todos os meses em suporte ao município de Joinville, que pagava essa conta da Saúde sozinho. Todos os meses, o Hospital São José gera um custeio de R$ 19 milhões na folha de pagamento da prefeitura.

A análise das necessidades do hospital foi construída pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e sua equipe técnica. “A gente não faz Saúde sem os secretários municipais da área e sem as unidades de Saúde locais. Por isso o fato de o hospital ter mais recursos irá ajudar a zerar a fila de espera por cirurgias aqui na região”.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Foto: SES