Os resíduos hospitalares da Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis, já estão sendo armazenados corretamente. O novo abrigo supre uma demanda antiga da unidade que não dispunha de um espaço adequado, conforme as normas de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde.
A estrutura, entregue neste mês de maio, possui uma área de 81,15 metros quadrados com nove ambientes para acondicionar os diferentes tipos de resíduos, que incluem: rejeitos químicos, infectantes, reciclável, não reciclável, orgânico, óleo de cozinha, além de uma área para lavagem dos carrinhos de lixo e armazenamento de contentores limpos.
Com um investimento de R$ 395,9 mil do Governo do Estado, a construção em alvenaria faz parte das medidas estabelecidas pelo Decreto de Emergência em Saúde, que abrange os hospitais da Grande Florianópolis. A obra teve início em setembro de 2023.
Gilberto Seemann, diretor da Maternidade Carmela Dutra, reforça a importância do novo espaço. “Somos uma instituição com 68 anos de história e devido ao tempo de construção e as características físicas do nosso prédio, precisamos de melhorias . O novo abrigo irá possibilitar que os resíduos dos serviços de saúde sejam armazenados de forma adequada, em conformidade com as atuais normas sanitárias”, disse.
Durante a obra, os resíduos hospitalares foram acondicionados num espaço improvisado nos fundos do hospital. A Maternidade Carmela Dutra faz parte da rede de hospitais próprios da Secretaria de Estado da Saúde e é reconhecida como referência estadual na assistência à mulher e ao recém-nascido.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE